sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O tal work in progress...Matérias-Primas

3 - As actividades de experimentação em curso

A arqueologia experimental enquanto método de estudo para compreender as similitudes e especificidades das indústrias líticas de comunidades de caçadores-recolectores e primeiros agricultores do Vale do Tejo tem como objectivo a caracterização das matérias-primas utilizadas, a reconstrução e reprodução das sequências de talhe identificadas nos estudos tecnológicos e a utilização dos artefactos encontrados em distintas actividades. Para as diferentes experimentações foram definidos métodos de trabalho e parameterizados os procedimentos com vista a um registo e recolha de dados passíveis de serem analisados em confronto com os dados arqueológicos.
Como já foi referido a experimentação é um exercício que se deve repetir de forma sistemática e objectiva, monitorizando e controlando diferentes variáveis e circunstâncias. Cujos resultados devem ser em passíveis de ser analisados criticamente e à semelhança da colecção arqueológica de partida. Assim, no que diz respeito às nossas actividades estamos ainda longe de ter resultados quantitativamente e qualitativamente passíveis de serem analisados em confronto com os dados arqueológicos. Muito embora essa confrontação seja inerente ao próprio decorrer das experimentações, não podemos ainda apresentar resultados conclusivos de conjunto. Podemos sim apresentar as metodologias e parâmetros que pautam o nosso trabalho, bem como tecer algumas observações preliminares aos resultados entretanto obtidos.

3.1 - Análise sistemática de matérias-primas
Foi iniciado um programa de recolhas sistemáticas de rochas e seu estudo global com vista a identificar processos de reconhecimento, selecção, aprovisionamento da matéria-prima localmente disponíveis na região. Neste momento foram já analisados cerca de 3 centenas de clastos quartzíticos[1], cuja caracterização seguiu os seguintes parâmetros:

[1] Trabalho desenvolvido por Ana C. Cunha

Sem comentários: