quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Produção de fogo: choque entre duas matérias duras

As matérias-primas utilizadas foram, fungo prateleira, que se encontra geralmente em pinhais, mas muito abundante em bosques de árvores de folha caduca e húmidos, principalmente nos troncos das árvores mortas. Uma pequena lâmina em sílex, um fragmento de pirite, uma lasca em sílex com +- 7cm de comprimento e +-4cm de largura e uma acendalha de galhos de pequenos arbustos e raspas de medronheiro bem secas.


1. Acendalha de galhos e raspas de medronheiro

Começou-se por raspar o interior do fungo com a pequena lâmina de sílex, neste processo forma-se um novelo de finas fibras. Este foi acumulado até á proposta da quantidade achada como necessária, e depositado sobre uma superfície móvel.

2.Fungo depositado numa superfície móvel


Até aqui os gestos não necessitam de tanto esforço de coordenação.

Este poderá ser o gesto que exigirá uma certa coordenação, chocar a pirite na lasca de sílex e direccionar a poucas faísca, mas bastante intensas, para zona onde se encontra o fungo.

Aqui o processo pode levar tanto 2 Seg., como 5 mim., uma das faíscas terá que provavelmente ter o tamanho e intensidade suficientes e cair no local certo do novelo de fungo. Assim que acontece este entra rapidamente em combustão, proporcionando uma brasa consistente.

Dependendo da porção de fungo que se raspou o passo seguinte, colocação da brasa no interior da acendalha, pode ser feito com mais calma do que com a brasa formada na fricção de duas madeiras, já que o fungo proporciona uma brasa mais duradoura.


3. Fungo em combustão e a formar a brasa


O passo seguinte será exactamente igual ao da técnica descrita anteriormente.

E mais uma vez seguramente se fez fogo!

Ambas as técnicas não são fáceis, requerem que os materiais envolvidos sejam bem seleccionados e preparados.

Calma e concentração na hora de o juntar os materiais será necessário para atingir o objectivo pretendido, o de fazer fogo.

Em breve tentarei falar-vos de outros materiais para fazer fogo, um deles será uma técnica usada em regiões em que a erva de bambu é abundante.


Nota importante:

-Nunca experimentar estas técnicas sem estar acompanhado, duas ou mais pessoas serão melhor para resolver qualquer situação de perigo.

-Não fazer fogo em locais não autorizados, como reservas naturais ou reservas agrícolas, a não ser com uma devida e legal autorização.

-Não talhar materiais líticos sem que tenhamos o total controlo, de onde vão parar os restos e materiais talhados, com o intuito de não criar falsos sítios arqueológicos.


PEDRO CURA