sexta-feira, 29 de abril de 2011

21 000 visitas!!!

É com bastante satisfação que a um mês de fazer 3 anos de existência informamos que este blog do nosso grupo de investigação ultrapassou hoje as 21 000 visitas! Queremos agradecer a tod@s os que colaboraram nesta divulgação, seja participando nos variados trabalhos, discussões, publicando pequenos trabalhos ou simplesmente visitando e aconselhando a visita.

A tod@s pedimos que continuem com a colaboração de forma a manter esta divulgação de uma parte do que vamos fazendo na investigação e didáctica da tecnologia «pré-histórica».
Abraços

terça-feira, 26 de abril de 2011

Macrolíticas pós-glaciares - simplesmente uso oportuno de matéria prima local?

A ideia de que as abundantes indústrias sobre seixos rolados de quartzito associadas a sítios pós-glaciares é unicamente uma oportuna e muito simples exploração de matérias primas locais parece-nos cada vez mais redutora.












Entre outras razões veja-se o caso dos inúmeros seixos talhados com planos de talhe muito abruptos e cuja produção não é nada fácil. Isto é, se têm estas características, não é porque a sua forma simplesmente condiciona ou se presta a isso, deliberadamente foi aplicada uma cadeia-operatória para que o resultado fosse esse. E até pode ser básico, mas fácil não é...





































Porquê? Essa é outra história, certamente relacionada com uma funcionalidade especifica destas peças.

Sara Cura e Pedro Cura