quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Fracturação em estado descongelado e congelado: ângulos


Nos últimos meses temos apresentado alguns resultados das experimentações de fracturação de ossos longos de Bos taurus em estado fresco. De modo a ampliar a panóplia de elementos de comparação, apresentamos agora os resultados das medições dos graus dos planos de fractura em alguns elementos das novas amostras, nomeadamente em estado descongelado (D) e congelado (C).


É interessante a comparação com os resultados da amostra em estado fresco pois, ainda que não exista uma grande discrepância de valores com a amostra descongelado, a amostra congelado difere claramente da amostra fresco.






Através do estudo da longitude e secção/circunferências das diáfises, dos planos de fractura (delineação, ângulo, superfície) e da medição efectiva dos graus dos planos de fractura, começamos a ter resultados que efectivamente demonstram a diferença que os "índices de frescura" têm na modificação dos planos de fractura.


Os próximos passos envolvem o alargamento das amostras existentes e a criação de novas como por exemplo após cremação e fervura.


Nelson Almeida