terça-feira, 23 de novembro de 2010

Monitorização das alterações diagenéticas





















POSTER APRESENTADO NO 8º ENCONTRO DE ARQUEOLOGIA DO ALGARVE

A monitorização das alterações diagenéticas em crânios de ungulados: um exemplo de experimentação em Zooarqueologia

Cláudia Costa*

Nelson Almeida**

Hugo Gomes***

Sara Cura****

Pedro Cura****

A experimentação em Zooarqueologia tem como objectivo primordial a reprodução, e consequente documentação, em ambiente controlado, de modificações nas superfícies ósseas do esqueleto de um animal tendo como base estudos actualistas baseados no princípio do uniformitarismo. O leque de experimentação é tão variado quanto as naturezas e origens das alterações que se podem registar nas superfícies dos elementos arqueofaunísticos, desde o processamento da carcaça pelo Homem, até às modificações de natureza física, química e biológica a partir da incorporação dos restos no registo arqueológico após abandono.

A presente contribuição tem como objectivo a apresentação do protocolo experimental implementado para a monitorização das alterações de natureza física, química e biológica em crânios de animais ungulados contemporâneos.

O enterramento dos crânios de animais ungulados surge como consequência das diversas experimentações de esquartejamento de carcaças, com recurso a utensilagem lítica de quartzito de talhe experimental, que têm vindo a ser efectuadas no âmbito dos seus projectos de investigação do Grupo Quaternário e Pré-História do Centro de Geociências. Até ao momento, foram enterrados os elementos cranianos de 5 animais, nas dependências do Instituto Terra e Memória de Mação (Alto Ribatejo).

O protocolo de monitorização das alterações da superfície óssea considera a caracterização química e física do ambiente envolvente onde se encontravam os elementos, registo da vegetação circundante e do regime de pluviosidade e restantes condições meteorológicas na área durante o período de enterramento.

Dada a complexidade da experimentação e morosidade na obtenção de resultados, as informações recuperadas são ainda parcas, tendo-se apenas exumado um único crânio de ovelha (Ovis aries) adulta que se encontrava em pleno processo de decomposição.

* Bolseira de Doutoramento da FCT. UNIARQ-Universidade do Algarve

** Instituto Terra e Memória, Grupo “Quaternário e Pré-Histórica” - Centro de Geociências (uI 73 da

FCT)

*** Bolseiro FCT no Projecto (PTDC/HAH/1661/2006), Paisagens de Transição – Povoamento,

Tecnologia e Crono-Estratigrafia da Transição para o Agro-Pastoralismo no Centro de Portugal. Grupo

“Quaternário e Pré-Histórica”- Centro de Geociências (uI 73 da FCT)

**** Museu de Arte Pré-Histórica de Mação. Grupo “Quaternário e Pré-Histórica”- Centro de

Geociências (uI 73 da FCT)

Sem comentários: