sexta-feira, 4 de março de 2011

Experimentação em polimento

As atividades de experimentação em polimento que vêm sendo desenvolvidas foram pensadas a partir de diversos questionamentos relacionados aos sítios arqueológicos denominados “oficinas líticas”, especialmente os localizados na Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, região que possui uma das maiores concentrações deste tipo de sítio naquele país.



















A vermelho o Estado de Santa Catarina

Existem, ainda, poucos trabalhos de pesquisa especificamente dedicados a estes sítios, razão

pela qual a problemática arqueológica a eles inerente é ainda permeada por diversas dúvidas efrágeis suposições. É praticamente consenso entre os pesquisadores que estas estruturas seriam locais de fabricação de material lítico polido, sobretudo machados, mas tal processo é ainda pouco explorado.














Sítio oficina lítica em suporte de granito















Utilização de suportes em diabásio


A experimentação em questão foi pensada numa perspectiva de buscar questionamentos e
um novo olhar sobre estes sítios. A metodologia proposta envolve a “cadeia operatória” a estes relacionada, ou seja, a relação entre os suportes utilizados e os materiais neles produzidos. O material utilizado é proveniente do Brasil, e foi captado em locais próximos aos sítios.







Polimento de artefato em suporte de diabásio

Os principais objetivos são analisar os diferentes comportamentos dos dois tipos principais de matéria-prima utilizada, o diabásio e o granito, avaliar o investimento de tempo necessário para a fabricação dos machados e a relação entre os movimentos empreendidos e seu resultado, tanto nos suportes quanto nos artefatos.















Resultado no suporte de diabásio, após aproximadamente 16h de trabalho
















Pré-forma antes do trabalho de polimento















Machado pronto após 15 horas de trabalho




O desenvolvimento das atividades tem proporcionado diversos questionamentos e diferentes raciocínios acerca destes sítios. Tanto o diferente comportamento das matérias-primas, quanto o grande investimento de tempo necessário para a realização da tarefa, conforme tem-se verificado na prática, bem como as morfologias das marcas deixadas nos suportes, são resultados que, quando confrontados com a realidade encontrada nos sítios arqueológicos, contribuem de forma significativa para sua melhor compreensão e, sobretudo, na busca por novas perguntas.

DANIELA SOPHIATI

Sem comentários: